domingo, 18 de janeiro de 2009

Peixe em massa folhada

Olá!
Aqui fica uma sugestão muito fácil de confeccionar e, que todos adoram. As minhas filhas adoram e, acreditem que elas não gostam nada de peixe.
Ingredientes (4 pessoas):
=>400g de massa folhada congelada;
=>1 sargo com 1,2kg;
=>sal;
=>pimenta;
=>1 lima;
=>1 raminho de salsa para decorar;
=>meio pimento vermelho;
=>1 ovo batido.

Preparação:
1- Deixe a massa folhada descongelar à temperatura ambiente. Entretanto, abra o peixe pelo dorso, separando os lombos junto à espinha. Tempere os lombos com sal, pimenta e sumo de meia lima.

2- Estenda a massa folhada e disponha o peixe por cima. Cubra com raminhos de salsa e com o pimento cortado às tiras. Envolva com a massa folhada, moldando a forma do peixe.
3- Pincele com o ovo batido e coloque num tabuleiro refractário (de forno). Leve ao forno por cerca de 35 minutos, à temperatura de 190ºC.

4- Depois de assado, e quando a massa se apresentar dourada, retire do forno e sirva decorado com mais raminhos de salsa e rodelas da restante lima.

Decoração:
Para fazer o efeito das escamas de peixe, dê pequenos golpes superficiais na massa e levante-os um pouco com o bico de uma faca. Utilize um grão de pimenta preta ou um cravinho para simular o olho, espetando-a ou cravejando-o na massa.

Tome Nota:
O sargo é um peixe de carne branca e textura delicada. Geralmente, é consumido inteiro ou em filetes. Existem algumas variedades deste alimento, tais como o choupa ou sargo preto, o sargo pikey, o sargo de barbatana amarela e, por último, o sargo de espinha, proveniente de água doce.

Sem comentários:

Enviar um comentário